Sessão Especial celebra Dia do Fonoaudiólogo na Câmara Municipal de Aracaju

O Dia do Fonoaudiólogo, comemorado anualmente em 9 de dezembro, foi marcado por uma sessão especial, de autoria do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta segunda-feira, 9, e contou com a participação de diversos profissionais que ressaltaram a importância do fonoaudiólogo no cuidado da saúde da população.

Durante a sessão, o vereador Cícero do Santa maria enfatizou o papel essencial do fonoaudiólogo na promoção da saúde da comunicação humana, seja no diagnóstico e tratamento de distúrbios da fala, audição e deglutição ou na melhoria da qualidade de vida de pacientes em diferentes contextos. “São profissionais abnegados e que precisam ter um olhar diferenciado por parte do poder público, com investimento em políticas que ampliam o acesso aos serviços fonoaudiológicos”, afirmou.

O vereador também fez questão de refirmar o seu compromisso com a categoria, registrando sua relevância na saúde. “O trabalho do fonoaudiólogo vai além da reabilitação. Ele transforma vidas ao devolver a capacidade de se comunicar, ouvir e se relacionar com o mundo. É um orgulho celebrar essa data ao lado de profissionais tão dedicados”, ressaltou.

O evento foi uma demonstração de reconhecimento e valorização, reforçando o papel indispensável da fonoaudiologia na promoção da saúde integral e pelo impacto positivo que melhora na vida das pessoas. “O trabalho dos fonoaudiólogos vai muito além do que a sociedade muitas vezes imagina. Eles são indispensáveis para promover o bem-estar e a inclusão social. É nosso dever considerar e apoiar esses profissionais”, destacou Cícero do Santa Maria.

O diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS) acompanhou a sessão e destacou a grande relevância do fonoaudiólogo no tratamento, principalmente em crianças. “É um trabalho que faz muita diferença na nossa sociedade, principalmente em crianças que têm a praxia da fala ou que está dentro do espectro do autista e os avanços que ela tem, com um profissional fonoaudiólogo, faz toda a diferença na vida dela”, disse.

A sessão especial também serviu como um espaço para discutir desafios enfrentados pela categoria, como a necessidade de maior reconhecimento, investimentos em políticas públicas e oportunidades para o exercício da profissão. “Precisamos nos unir e lutar muito porque é uma profissão que tem um campo de trabalho muito grande e que vem crescendo cada vez mais e só sabemos a importância do fono quando temos alguém próximo que precise”, afirmou Johane Paula de Holanda, representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Pela assessoria de imprensa do Parlamentar
Fotos: China Tom

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top